segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Védica e Puranica - Dyaus Pita e Pṛthvi (Evolução Hindu - Parte III)
Na védica geral Dyaus Pitã (द्यौष् पिता) é respeitado com o Pai Celestial e Prthvi como a Mãe Terra (पृथ्वी) e estão entre as divindades arianas mais antigas. No Rig Veda, em alguns hinos, são os pais dos deuses. Além de criadores, são preservadores de todas as criaturas, bondosos e gentis com todos.
Em outras passagens védicas dizem que o Céu e a Terra teriam sido formado por Indra, que é caracterizado por "transcendê-los em grandeza e a quem eles seguirem, como uma carruagem segue a cavalo". Em outro hino védico se diz que eles foram formados por Soma (bebida sagrada védica), e em outros versículos outras divindades são ditas serem seus criadores. Esta confusão de pensamento a respeito da origem dos deuses levou-os naturalmente para uma questão que se vê em outros hinos védicos que diz: "Como é que eles foram produzidos? Será que os sábios sabem?"
Apesar de as tradições védicas dizerem que Dyauṣ Pitã e Pṛthvi são os pais dos deuses Agni, Indra e Ushas, parece haver um terreno considerável para a opinião de que Indra gradualmente substitui Dyauṣ Pitã na adoração dos hinos védicos na Índia antiga. Como os louvores do mais novo deus foram cantados, o mais velho (Dyauṣ Pitã) foi esquecido, e no dia de hoje, enquanto Dyauṣ Pitã é quase desconhecido, o deus Indra ainda é adorado, embora nos Vedas ambos são chamados de "Deus do Céu".
Dyauṣ Pitā é descrito como sendo um "touro vermelho" que berra trovões durante o dia e como um cavalo negro durante a noite.
Pṛthvi é a palavra sânscrita para designar a terra e sua essência, Prithivi Tattwa, na forma de uma deusa mãe. Pṛthvi é também chamada de Dhra, Dharti, Dhrithri, o que significa "aquela que a tudo possui". Pṛthvi é descrita como sendo uma vaca em justaposição com seu marido Dyauṣ Pitã. De qualquer forma, estes são os deuses do Céu e da Terra na fase mais antiga do período védico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário